Lula destaca legado do Papa Francisco em despedida no Vaticano
- Michael Andrade
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Informações/ Michael Andrade Itapuama FM
Imagens: Ricardo Stuckert/ Divulgação internet

Durante a despedida ao Papa Francisco em Roma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o papel do pontífice como uma das maiores lideranças do século XXI. Lula participou do funeral acompanhado de uma comitiva com 18 autoridades brasileiras, incluindo ministros, parlamentares e a ex-presidenta Dilma Rousseff.
Em entrevista concedida no aeroporto de Roma antes do embarque de volta ao Brasil, Lula afirmou:
“Eu acho que nós perdemos o líder religioso mais importante do primeiro quarto do século XXI. O Papa Francisco não era apenas um Papa, ele era uma emoção, ele era o coração, era um líder político. Se preocupava não apenas com a espiritualidade das pessoas, mas também com a guerra na Ucrânia, com a guerra em Gaza, com a fome e com as questões que afligem o povo do mundo inteiro.”
O presidente ressaltou que sua presença no funeral foi uma forma de “agradecimento a Deus” pela trajetória de Francisco e expressou o desejo de que o próximo Papa mantenha o mesmo compromisso com a espiritualidade e a luta contra a desigualdade social:
“Que Deus permita que o próximo Papa seja igual a ele, com o mesmo coração e os mesmos compromissos.”
Após a cerimônia, Lula e sua comitiva embarcaram de volta ao Brasil.

O funeral de Francisco também registrou um encontro simbólico entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, observado pela imprensa internacional. Lula comentou que, embora não soubesse detalhes do diálogo, o Brasil mantém sua posição de defesa da paz e do diálogo entre os países.
Commentaires