top of page
Papa Francisco (Miniatura do YouTube)3.png

Último dia de visitação ao corpo do Papa Francisco movimenta Roma; Lula já está na cidade

Informações/Redação Itapuama FM


Nesta sexta-feira (25), a Basílica de São Pedro vive o terceiro e último dia de visitação pública ao corpo do Papa Francisco. Com a coincidência do feriado nacional que marca o fim do regime fascista na Itália, milhares de pessoas se deslocaram até o Vaticano. A Praça São Pedro permaneceu cheia durante toda a manhã.


O acesso às filas para a Basílica foi permitido apenas até as 17h, no horário local (meio-dia no horário de Brasília), conforme alerta enviado a todos os celulares na região. Desde quarta-feira, cerca de 130 mil pessoas já passaram pelo local para prestar sua última homenagem ao pontífice. A visitação será encerrada oficialmente às 19h (hora local).


Ao longo da madrugada, milhares de fiéis enfrentaram filas mesmo durante o fechamento temporário da Basílica, que ficou fechada apenas entre 2h30 e 5h30 da manhã. Após o encerramento da visitação, o caixão será selado em cerimônia reservada, presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell. O corpo será preparado com os ritos tradicionais, como a colocação de um véu de seda sobre o rosto, o depósito de moedas e medalhas do pontificado, e o fechamento em três camadas de caixão (madeira, zinco e madeira).


O cortejo fúnebre, programado para amanhã, vai percorrer quatro quilômetros até a Basílica de Santa Maria, em Roma, onde será realizado o sepultamento. A organização prevê uma despedida popular ao longo do trajeto, incluindo espaço reservado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em homenagem ao legado de Francisco.


Paralelamente, a movimentação política também aumentou em Roma. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva chegaram à capital italiana nas últimas horas. Eles se dirigiram diretamente para a Embaixada do Brasil, localizada na Piazza Navona, onde cumprem agenda relacionada às cerimônias de despedida do Papa.


O conclave que elegerá o novo Papa não deve começar antes do dia 6 de maio. Até o momento, 113 dos 135 cardeais eleitores já estão reunidos no Vaticano, participando das congregações gerais preparatórias.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page