top of page
Papa Francisco (Miniatura do YouTube)3.png

Testamento de Francisco revela desejo por sepultura simples na Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma

O Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, deixou claro em seu testamento divulgado hoje pelo Vaticano que deseja um sepultamento simples, marcado pela humildidade que caracterizou seu pontificado. O líder religioso expressou a vontade de ser enterrado na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma, local ao qual tinha uma profunda ligação espiritual.


Imagem: Vaticano
Imagem: Vaticano

No documento, o Papa explicou que deseja um sepulcro simples, em contato direto com a terra, sem nenhum tipo de ornamento especial, seguindo o estilo modesto e austero que sempre defendeu durante sua vida religiosa. A única inscrição em sua tumba será o nome "Franciscus", nome em latim que adotou ao assumir o papado em 2013, em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo universal de simplicidade e humildade.


A Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, uma das mais importantes igrejas marianas do mundo, sempre ocupou um lugar especial na vida do pontífice argentino. Francisco frequentemente visitava o templo para orar e agradecer a proteção de Maria após suas viagens apostólicas internacionais e períodos difíceis, como internações hospitalares.


"Confiei sempre minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima", escreveu Francisco. Por isso, o pontífice solicitou que seus restos mortais sejam depositados especificamente entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza, na nave lateral da basílica, local detalhadamente indicado em um anexo entregue às autoridades responsáveis.


Em um trecho particularmente comovente do testamento, o Papa faz menção ao sofrimento que enfrentou em seus últimos dias, oferecendo-o espiritualmente pela paz mundial e pela união fraterna entre todos os povos:


"O sofrimento que esteve presente na parte final da minha vida, ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos."

As despesas relativas à preparação do sepulcro serão custeadas por uma quantia previamente destinada por um benfeitor não revelado, conforme orientações dadas pessoalmente por Francisco ao Monsenhor Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano, órgão responsável pela administração da basílica.


O documento termina com uma mensagem de gratidão, na qual o Papa Francisco pede ao Senhor que recompense aqueles que o amaram e que continuem a rezar por ele após sua partida.

A escolha de um sepulcro simples reflete o espírito e a mensagem que Francisco procurou transmitir durante seus mais de doze anos à frente da Igreja Católica: simplicidade, humildade e proximidade com o povo, especialmente com os mais vulneráveis.


A divulgação do testamento reforça ainda mais o legado espiritual deixado pelo primeiro Papa latino-americano e jesuíta da história, que será lembrado pela defesa dos pobres, pelo compromisso com a paz e pelos constantes apelos por fraternidade global.


As cerimônias fúnebres e o enterro de Francisco ocorrerão nos próximos dias, seguindo rigorosamente as instruções deixadas pelo próprio pontífice.


Leia a íntegra do testamento:


Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.


Sentindo que se aproxima o entardecer da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária apenas quanto ao local da minha sepultura.


Confiei sempre minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, à espera do dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.


Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde costumava rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, confiando com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecendo-Lhe pelo cuidado dócil e materno.


Peço que minha tumba seja preparada no lóculo da nave lateral, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da referida Basílica Papal, como indicado no anexo em anexo.


O sepulcro deve estar na terra; simples, sem ornamentos especiais, e com a única inscrição: Franciscus.


As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas com a quantia de um benfeitor que designei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore conforme instruções que providenciei entregar a Mons. Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.


Que o Senhor conceda a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e continuarão a rezar por mim.


O sofrimento que esteve presente na parte final da minha vida, ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page