Sete cardeais brasileiros participarão do Conclave de 2025 para eleger o novo Papa
- Raul Silva
- 21 de abr.
- 2 min de leitura
Com a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21 de abril de 2025), a Igreja Católica inicia os preparativos para o Conclave que elegerá seu sucessor. O Brasil, país com a maior população católica do mundo, terá uma representação significativa nesse processo, com sete cardeais aptos a votar.

Cardeais brasileiros com direito a voto
Dos oito cardeais brasileiros, sete têm menos de 80 anos, idade máxima para participar da votação, conforme as regras da Igreja Católica. São eles:
Dom Odilo Pedro Scherer (75 anos) – Arcebispo de São Paulo desde 2007, foi criado cardeal por Bento XVI. Participou do Conclave de 2013 e é considerado uma figura influente na Igreja.
Dom João Braz de Aviz (77 anos) – Arcebispo emérito de Brasília e ex-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Nomeado cardeal por Bento XVI.
Dom Orani João Tempesta (74 anos) – Arcebispo do Rio de Janeiro desde 2009, foi criado cardeal por Francisco em 2014. Teve papel de destaque na Jornada Mundial da Juventude de 2013.
Dom Sérgio da Rocha (65 anos) – Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, foi presidente da CNBB e é cardeal desde 2016.
Dom Paulo Cezar Costa (57 anos) – Arcebispo de Brasília desde 2020, foi criado cardeal por Francisco em 2022. Doutor em Teologia, tem atuação destacada na formação de novos sacerdotes.
Dom Leonardo Ulrich Steiner (74 anos) – Arcebispo de Manaus desde 2019, foi criado cardeal em 2022. É o primeiro cardeal da região amazônica, com forte atuação em questões ambientais e sociais.
Dom Jaime Spengler (64 anos) – Arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, foi criado cardeal em 2023. Doutor em Filosofia, tem experiência missionária e é membro da Ordem dos Frades Menores.
O único cardeal brasileiro que não participará do Conclave é Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida, que, aos 87 anos, ultrapassa o limite de idade para votar.
Contexto global do Conclave
O Colégio Cardinalício é composto por 252 membros, dos quais 138 têm menos de 80 anos e, portanto, são eleitores no Conclave. O Brasil é o país latino-americano com o maior número de cardeais eleitores, refletindo sua importância na Igreja Católica global.
O Conclave será realizado na Capela Sistina, no Vaticano, em data a ser definida após os ritos funerários do Papa Francisco. Durante o processo, os cardeais eleitores permanecerão isolados até que um novo Papa seja escolhido, exigindo-se uma maioria de dois terços dos votos.
Comentários