top of page
Foto do escritorZalxijoane Ferreira

Nota de Esclarecimento

Por: Rádio Itapuama FM

Arcoverde, 25/09/2024 - 14h



Aos veículos de comunicação – de Arcoverde – que têm priorizado o sensacionalismo e a distorção dos fatos esclarecemos que:


A Rádio Itapuama FM, assim como todo e qualquer veículo de comunicação, tem por princípio a boa prestação de serviço à população do município onde está estabelecida.

Tendo em vista essa boa prestação de serviço – e sem nenhum indício de subserviência a quem quer que seja – os veículos de comunicação sérios devem manter a sua imparcialidade 24 horas por dia, os sete dias da semana, assim como os profissionais que atuam no mesmo de forma direta ou indireta.


Dessa forma, a Rádio Itapuama FM, informa – a todas e a todos - que desde a pré-campanha eleitoral de 2024 tem feito entrevistas e reportagens com candidatas e candidatos a prefeita(o), de todos os partidos e coligações de Arcoverde – e também de municípios da região – com o intuito de levar à população debates propositivos, sem vínculos ou amarras.


A nossa emissora também recebeu as vereadoras e vereadores de bancada que estão candidatas e candidatos à reeleição. Também solicitamos, às coligações, que enviassem um vídeo de até cinco minutos de todas as candidatas e de todos os candidatos a vereador de Arcoverde – que não são de bancada – para que a emissora veicule e apresente aos eleitores e às eleitoras os nomes, propostas e ideias de cada um e cada uma.


Infelizmente, ainda hoje, em pleno 2024, alguns – supostos veículos de comunicação – ainda insistem em trocar os seus espaços por alguns “trocados”, acreditando que estão – ou serão – beneficiados, ou que – pior ainda – receberão benesses materiais no futuro.


A Rádio Itapuama FM deixa aqui o mais profundo pesar às pessoas e/ou veículos de comunicação que decidiram dar preço aos seus valores.


Desejamos aos que forem profissionais de comunicação, com ou sem registro, que procurem ler os seus códigos de ética e entendam que, aceitando publicidade de “fatos” em troca de quantias financeiras, serão os maiores prejudicados, prejudicando também as pessoas que lhes dão audiência.


Devemos, antes de dar espaço ou publicidade para qualquer notícia ou pessoa, sermos empáticos, nos colocando sempre no lugar do outro. Principalmente, dos menos favorecidos em bens e conhecimento.


Também devemos ser éticos, por mais difícil que isso possa parecer para alguns profissionais de comunicação, ao citarmos veículos parceiros (de hoje, de ontem ou de amanhã) como fonte de divulgação de propaganda política irregular; como propagadores de fake news e/ou de possível divulgação de “áudios vazados”.


Antecipamo-nos aqui, com alguns pontos do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, publicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) – órgão que rege os princípios éticos e que orientam a atuação dos profissionais de jornalismo – inclusive sobre a imparcialidade e a prestação de serviços de informação.


A seguir, destacamos os trechos mais relevantes sobre esses temas:


Imparcialidade e Prestação de Serviços de Informação no Código de Ética:


1. Capítulo I - Do Jornalismo


Art. 2º - O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, e seu trabalho é regido pela precisão e pela imparcialidade.


Parágrafo único: A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e do jornalista, independentemente da natureza do meio de comunicação em que atua.


2. Capítulo II - Da Conduta Profissional do Jornalista


Art. 6º - O jornalismo é incompatível com a adoção de práticas de que impeçam a livre divulgação da informação. O jornalista não pode, em hipótese alguma, submeter-se a condições que comprometam a sua atuação ética, como:


• Manipular ou falsificar informações.


Art. 7º - O jornalista deve:


• Divulgar os fatos com exatidão e clareza, contextualizando as informações e agindo com imparcialidade, de forma que a informação seja completa e correta, evitando especulações ou manipulações que possam distorcer a verdade.


Art. 9º - É dever do jornalista:


• Lutar pela liberdade de pensamento e expressão, buscar a verdade e atuar com imparcialidade na divulgação dos fatos.


O Código de Ética ressalta, portanto, que a imparcialidade, a veracidade, e a precisão são princípios fundamentais no exercício do jornalismo e na prestação de serviços de informação.


Assim sendo, a Rádio Itapuama FM esteve, está e sempre estará de portas e microfones abertos para toda e qualquer pauta jornalística imparcial e de valores públicos e sociais.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page