top of page

Governo desativa Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracà

Informações/ Folha PE


O governo de Pernambuco iniciou, nesta terça-feira (1º) a desativação da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, após 50 anos de funcionamento. Atualmente com 640 vagas masculinas, a unidade tinha 472 detentos cumprindo pena em regime fechado.


Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), desde às 6h eles são transferidos para outras penitenciárias no Recife e na Zona da Mata


“Com 50 anos de construção, é uma unidade bastante fragilizada pelo tempo, pela falta de manutenção, pela desestruturação muito grande. Infringia os direitos humanos por uma questão até da própria estrutura da unidade prisional. (...) Ainda está em andamento a transferência dos detentos”, disse o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes.


Segundo Paes, os apenados estão sendo transferidos para outras três unidades, no Complexo de Itaquitinga, na Mata Norte, e no Complexo do Curado, no Recife.


A operação está mobilizando 115 policiais penais, 12 policiais civis, 332 policiais militares, além do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, serviços de inteligência do sistema de segurança pública e monitoramento por drones e câmeras.


Em funcionamento desde 13 de dezembro de 1973, a penitenciária de Itamaracá – como é mais conhecida, é a única penitenciária masculina de regime fechado na Ilha de Itamaracá. O município ainda tem a Penitenciária Agroindustrial São João, que funciona com o regime semiaberto.


A Seap informou que a desativação é motivada por conta da condição precária que a penitenciária se encontra – agravada pela falta de manutenção durante anos seguidos.


Histórico de violência


O fechamento da Barreto Campelo faz parte de uma demanda antiga dos moradores dos municípios do Litoral Norte de Pernambuco. Os presídios de Itamaracá têm um histórico de violência e conflitos.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page