Fiéis rezam terço em sufrágio do Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior
- Zalxijoane Ferreira
- há 5 horas
- 2 min de leitura

Na noite do último sábado (26), a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, foi palco de uma cerimônia de fé e despedida em homenagem ao Papa Francisco. Após o cortejo que percorreu as ruas de Roma e reuniu cerca de 400 mil pessoas, foi rezado o Terço em sufrágio do Santo Padre, no adro da Basílica, conduzido pelo cardeal Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor da igreja.
O Vaticano divulgou uma mensagem oficial registrando o momento:
“Hoje, ao chegar a esta Basílica, cumpriu-se a última viagem do nosso amado Papa Francisco. Ele percorreu as ruas de Roma, onde inúmeros fiéis quiseram prestar-lhe a última homenagem e expressar todo o seu carinho. No coração, guardamos viva a memória de todo o seu fecundo ministério na Igreja e pela Igreja, que ele amou e serviu até o seu último suspiro.”
A nota ainda reforçou que Francisco repousa agora “sob o olhar amoroso da Mãe”, em referência ao ícone mariano Salus Populi Romani, que o Papa venerava com profunda devoção.
O cardeal Rolandas Makrickas, a quem Francisco confiou pessoalmente a missão de preparar sua sepultura, destacou durante a cerimônia o desejo do pontífice de permanecer próximo dos fiéis e da Virgem Maria até o seu descanso final.
O Papa Francisco foi sepultado em uma lápide simples no interior da Basílica, como havia expressado em seu Testamento Espiritual. A partir deste domingo (27), a Basílica abrirá suas portas às 7h (horário local) para a visitação pública ao túmulo do Santo Padre.
A celebração desta noite foi mais um sinal da devoção e do carinho do povo católico mundial por Francisco, que marcou a história recente da Igreja por sua fé, simplicidade e compromisso com os mais pobres e marginalizados.
Informações/ Vaticano
Conteúdo/ Michael Andrade Itapuama FM
Comments