Ex-presidente Fernando Collor é preso em Alagoas após decisão de Moraes
- Michael Andrade
- há 5 dias
- 1 min de leitura
Informações/ O Estadão
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor foi preso na madrugada desta sexta-feira, 25, em Maceió, Alagoas. A prisão foi determinada na noite de quinta-feira, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão ocorreu no âmbito de uma condenação aplicada em 2023 por corrupção e lavagem de dinheiro em processo decorrente da Operação Lava Jato.
No momento da prisão, Collor se preparava para pegar um voo para Brasília. Neste momento, ele está custodiado na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana, segundo informou a defesa de Collor.
A Polícia Federal espera orientação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre como proceder a transferência do ex-presidente para Brasília. Hoje, em sessão no plenário virtual, os ministros vão decidir se confirmam ou revogam a decisão do ministro Alexandre de Moraes. O julgamento começa às 11h e vai até às 23h59, e todos os 11 ministros participam. A análise pode ser adiada por algum pedido de vista.
Moraes refutou os últimos recursos apresentados pela defesa de Collor dizendo que tinham um caráter “meramente protelatório”, e confirmou a pena de 8 anos e 10 meses de prisão em regime inicial fechado.
Os representantes de Collor também afirmaram que receberam a ordem de prisão com “surpresa e preocupação”. Também foi dito que o ex-presidente pretendia “se apresentar para cumprimento da decisão determinada pelo Ministro Alexandre de Moraes, sem prejuízo das medidas judiciais previstas”.
Collor foi o 32° presidente do Brasil, de 1990 até 1992. Ele acabou renunciando enquanto respondia a um processo de impeachment aprovado pelo Senado. Depois disso, foi senador por Alagoas de 2007 até 2023.
Comments