top of page

Estiagem: Governo Federal reconhece situação de emergência em mais 4 cidades

Informações/ Pernambuco.com

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR)reconheceu, nesta quarta-feira (2), a situação de emergência em mais quatro cidades pernambucanas por causa da estiagem.

 

São elas:

Capoeiras,

São José do Belmonte, 

Venturosa 

Vertente do Lério

 

A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

 

Até o momento, Pernambuco tem 82 reconhecimentos vigentes, dos quais 78 por estiagem e quatro por chuvas intensas.


Detalhes

 

Segundo o Governo Federal,  as prefeituras podem solicitar recursos do para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

 

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. 

A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

 


Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Mais cidades 

Na semana passada, seis municípios tinham sido inseridos na listagem, são elas: Jatobá,  Petrolina, Carnaubeira da Penha, Pesqueira, Santa Cruz e Santa Filomena.

 

Drama  

 

Atualmente, Pernambuco enfrenta uma situação crítica de estiagem. Em dezembro do ano passado, 94 municípios já haviam decretado situação de emergência devido à escassez de chuvas .

 

Em março de 2025, esse número aumentou para 118 municípios, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado. Também na última semana, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que a previsão climática para o trimestre de abril a junho de 2025 indica chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média histórica em todas as regiões do estado.

 

Essas condições são influenciadas pelo fenômeno La Niña, que provoca o resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, impactando a circulação atmosférica e resultando em períodos de seca mais severos. 

 

Diante desse cenário, as autoridades estaduais têm implementado medidas emergenciais para mitigar os efeitos da seca. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) estão monitorando os reservatórios e mananciais, além de fornecer assistência à população afetada.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page