Por: Raul Silva
— Rádio Itapuama FM,
09/10/2024 - 20h45
Vereadora reeleita para o 10º mandato fala sobre os desafios de enfrentar a campanha enquanto lida com o câncer de mama e reforça sua missão de lutar pelos direitos das mulheres.
Na última terça-feira (08/10), a vereadora Célia Galindo, reeleita em Arcoverde para o seu 10º mandato nas eleições de 2024, participou de uma entrevista no quadro Fala Vereador(a) da Rádio Itapuama FM. Conduzida pela jornalista Zalxijoane Ferreira e com a participação do jornalista Micael Lima, do portal Panorama PE, Célia fez um balanço emocionante de sua campanha eleitoral e da luta pessoal contra o câncer de mama, além de discutir seus projetos futuros.
Na última terça-feira (08/10), a vereadora reeleita Célia Galindo, conhecida por sua longa trajetória na política de Arcoverde, concedeu uma entrevista à Rádio Itapuama FM. Durante o programa Fala Vereador(a), conduzido por Zalxijoane Ferreira e com a participação de Micael Lima, Célia compartilhou detalhes de sua campanha eleitoral, marcada por desafios pessoais e políticos.
Célia revelou que, apenas 45 dias antes da eleição, recebeu o diagnóstico de câncer de mama, um golpe inesperado que quase a fez desistir da campanha. "
Eu desmoronei naquele momento, desmoronei literalmente e ainda estou em choque", disse Célia, emocionada.
Apesar do impacto do diagnóstico, a vereadora decidiu seguir em frente com sua candidatura, motivada pelo apoio de amigos, familiares e eleitores.
"Eu tenho um Deus que lá na frente me recebe nos braços", afirmou, referindo-se à força espiritual que a manteve firme durante a batalha contra a doença.
Um dos momentos mais tocantes da entrevista foi quando a vereadora falou sobre as limitações impostas pela sua condição de saúde durante a campanha.
"Eu não podia abraçar as pessoas, não podia fazer visitas como sempre fiz. Foi uma campanha das mais difíceis que eu concorri nesses 36 anos de vida pública", confessou.
Célia, que é a única mulher no Brasil com dez mandatos consecutivos, destacou o quanto as mensagens de apoio dos eleitores a ajudaram a manter a esperança:
"As igrejas orando por mim, as orações das pessoas, isso foi fundamental."
A campanha de Célia foi uma verdadeira prova de superação. Ela relatou que, devido ao tratamento, não pôde participar ativamente das atividades de campanha, mas sua determinação e a fé inabalável a impulsionaram.
"Eu sou uma pessoa pública, então tive que falar sobre isso de maneira muito tranquila, mas nunca quis me vitimizar", declarou, deixando claro que enfrentou a doença com coragem e responsabilidade.
Além de fazer um balanço da campanha, Célia reafirmou seu compromisso com a saúde das mulheres, especialmente no que se refere à prevenção do câncer de mama.
"Eu fui negligente, passei 20 anos sem fazer meus exames preventivos", reconheceu.
Agora, como parte de sua nova jornada política, ela se comprometeu a lutar para que todas as mulheres tenham acesso a exames e cuidados médicos adequados, especialmente aquelas que não possuem condições financeiras.
"Quero ser um exemplo de luta para que todas as mulheres possam se prevenir."
Célia Galindo encerrou a entrevista emocionada, agradecendo o apoio de seus eleitores e reafirmando seu compromisso com Arcoverde.
"Eu vou ser a voz das mulheres que não têm condições de fazer os exames preventivos. Meu décimo mandato será dedicado a isso: saúde, prevenção e políticas públicas para mulheres."
Comments